IMEI

Photoshop








Programas de compactação de dados


O que são?
Para que servem?

compactação de dados, também conhecida por desfragmentação  de dados, é a união dos fragmentos de um arquivo que se encontram espalhados pelo disco rígido.
Quando o usuário do computador ou um programa realiza qualquer alteração num arquivo, muito dificilmente tal mudança é salva no mesmo local no disco rígido que o arquivo original; na grande maioria das vezes, essas alterações são armazenadas em locais diferentes/distantes do local do arquivo de origem. Assim, os arquivos, ao serem modificados, vão tornando-se cada vez mais espalhados (ou fragmentados) pelo disco rígido. Com isso, o computador passa a levar um tempo maior do que antes para acessar o arquivo, já que a máquina precisa "procurar" pelo arquivo e pelas suas alterações em uma área muito maior do disco.

Quais os dois mais conhecidos e mais utilizados?

WINZIP, talvez o mais usado de todos.

WinRAR, é o único que trabalha com arquivos dos mais diferentes formatos de compressão (ZIP, ARJ, CAB, LZH, ACE, TAR, GZip, UUEncode) e suporta arquivos de até 8.589 Bilhões de Gigabytes. Em português.

Sistema Operativo


O sistemas operativo é responsável por:
  • controla o hardware - teclado, impressora, etc.
  • controla os processos de armazenamento de dados em disco e extrai dados dos discos;
  • controla a operação das aplicações (execução e instalação);
  • organiza os discos flexíveis e os rígidos, preparando-os para receberem dados.

Bios


BIOS, em computação Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). O termo é incorretamente conhecido como Basic Integrated Operating System (Sistema Operacional Básico Integrado) ou Built In Operating System (Sistema Operacional Interno). O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.

Como funciona:
O Sistema Básico de Entrada e Saída é um aplicativo responsável pela execução da várias tarefas executadas do momento em que você liga o computador até o carregamento do sistema operacional instalado na máquina.


Ao iniciar o PC, a BIOS faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados à máquina. Só depois de todo esse processo de identificação é que a BIOS passa o controle para o sistema operacional e o boot acontece de verdade.
É na BIOS que você pode visualizar e alterar algumas informações do seu PC, como ajustar o relógio do sistema, verificar a temperatura da placa-mãe e do processador ou conferir a velocidade com a qual o cooler está girando. Além disso, é por meio dessa ferramenta que você determina se o boot do PC será feito pelo disco rígido, drive de CD/DVD ou dispositivos USB.






CPU



O que é o CPU:
CPU é sigla inglesa de Central Processing Unit, que, em Português, significa “Unidade Central de Processamento”. Também conhecido como processador, a CPU corresponde ao cérebro do computador, onde é feita a maior parte dos cálculos.

Como identificar a CPU:
  • Abrir a caixa, remover o dissipador de calor e ler a nomenclatura inscrita;
  • Através da informação fornecida pelo sistema operativo;
  • Provocando um reinício e observando as informações de arranque.
Evolução dos Processadores:





Vídeo:





Placas de expansão


Placa de expansão ou placa controladora é uma parte do hardware de computadores que comanda outras partes da máquina. Normalmente é conectada a placa-mãe através de slots apropriados de acordo com o barramento relativo à placa.

Placa Gráfica

Placa de vídeo, também chamada de adaptador de vídeo ou aceleradora gráfica, é um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em octetos.


Modem

 É um dispositivo eletrónico que modula um sinal digital numa onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefónica, e que demodula o sinal analógico e reconverte-o para o formato digital original. Utilizado para conexão à InternetBBS, ou a outro computador.


Placa de rede

placa de rede constitui o interface entre o computador e o cabo da rede. A função de uma placa de rede é preparar, enviar e controlar os dados para a rede.

 



Placa de som

Placa de som é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão entre a forma digital e analógica para outros periféricos como fones de ouvido ou provendo interfaces para outros equipamentos digitais.




Monitores

O monitor é um dispositivo de saída para o computador que mostra em sua tela os resultados de suas operações. O monitor é conhecido como a tela do computador e é um periférico que se conecta ao computador para poder visualizar as ações e processos executados. Neste sentido, é fundamental para seu uso tanto como o teclado e o mouse.

CRT

CRT (Cathodic Ray Tube), em inglês, sigla de (Tubo de raios catódicos) é o monitor "tradicional", em que a tela é repetidamente atingida por um feixe de eléctron, que atuam no material fosforescente que a reveste, assim formando as imagens.



LCD

Um display de cristal líquidoacrónimo de LCD, é um painel fino usado para exibir informações por via eletrónica, como texto, imagens e vídeos. Seu uso inclui monitores para computadores, televisores, painéis de instrumentos e outros dispositivos, que vão desde cockpit de aeronaves, displays em computadores de bordo de automóveis, a dispositivos de utilização diárias, tais como leitores de vídeo, dispositivos de jogos, relógios, calculadoras e telefones.



LED

Tecnologia de última geração, adaptada tanto a monitores como a televisores. Em tudo idêntica ao LCD(à excepção da iluminação do ecrã,a qual, neste caso, é conseguida através de LED'S), permitindo menos consumo de energia, menor aquecimento e menor envergadura.



Controladores


 Um controlador é software que permite ao computador comunicar com hardware ou com dispositivos. Sem controladores, o hardware que ligar ao computador — por exemplo, uma placa gráfica ou uma impressora — não funcionará correctamente.

Controladores scsi

 O padrão SCSI (Small Computador System Interface) é um interface que permite a conexão de vários periféricos de tipos diferentes sobre um computador através de uma placa, chamada adaptador SCSI ou controlador SCSI (ligado geralmente através de um conector PCI). 




Controladores ide

 IDE (Integrated Drive Electronics) é uma interface que foi criada para conectar dispositivos ao computador. Foi desenvolvida pela Western Digital e pela Compaq em 1986, inicialmente foi muito usada em discos rígidos, a ponto de hoje em dia as pessoas acharem que IDE é uma característica dos discos rígidos. 




Controladores sata

São fichas que permitem a ligação à motherboard.



Jumpers

 Jumper é uma ligação móvel entre dois pontos de um circuito eletrónico. É, geralmente, uma pequena peça plástica isolante que contém uma peça metálica em seu interior, responsável pela condução de eletricidade. Em circuitos impressos (PCB em inglês) são responsáveis por desviar, ligar ou desligar o fluxo elétrico permitindo configurações específicas por meio físico do hardware em questão.



Dip Switches

  Uma chave DIP é um interruptor eletrônico disposto em grupos, apresentados em um formato padrão encapsulado denominado Dual In-line Package (DIP). O conjunto, em sua totalidade, também pode ser referenciado por chave DIP, no singular. Este tipo de interruptor fora projetado para ser usado em placas de circuito impresso em conjunto com outros componentes eletrônicos e é comumente usado para personalizar o comportamento de dispositivos eletrônicos em determinadas situações. 



Firmware

 Em eletrónica e computaçãofirmware é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrónico. É armazenado permanentemente num circuito integrado (chip) de memória de hardware, como uma ROMPROMEPROM ou ainda EEPROM e memória flash, no momento da fabricação do componente.





Portas de comunicação


Porta AT
















Porta PS2




Porta DB/série(DB-n)



Porta RJ- série



Universal Serial Bus 



USB 1.1



USB 2.0



USB 3.0



IEEE 1394



Infravermelhos



Bluetooth




RCA


Centronics

Ferramentas utilizadas na manutenção de equipamentos informáticas

- Alicate de bico






-Alicate de pressão





-Alicate universal







-Chave inglesa




-Chave sextavadas




- Chave de Fendas



-Chave philips


-Pinça



-Pulseira anti-estática



-Alicate de Corte






Objetos Cortantes

  Devemos tomar bastante cuidado com as extremidades cortantes existentes no interior da caixa de um computador. Em caixas pequenas, qualquer operação pode, mais facilmente, causar uma lesão nas mãos.
Os componentes como sejam motherboard, réguas de memória e placas várias, possuem arestas afiadas que podem ferir o técnico que proceda à manutenção do computador.



Eletricidade


 A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenómenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica. Esses incluem muitos fenómenos facilmente reconhecíveis, tais como relâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas em fios elétricos. Além disso, a eletricidade engloba conceitos menos conhecidos, como o campo eletromagnético e indução eletromagnética.


Ambiente Térmico

   O ambiente térmico pode ser definido como o conjunto das variáveis térmicas ou meteorológicas do local em questão que influenciam as trocas de calor entre o meio e o organismo humano, sendo assim um fator que intervém, de forma direta ou indireta na saúde e bem estar dos indivíduos e na realização das suas terefas diárias.
  Num local de trabalho, as condições de um ambiente térmico podem originar doenças profissionais e podem ter um impacto directo na própria segurança dos trabalhadores influenciando a produtividade.  As propriedades térmicas dos materiais que constituem as roupas usadas são muito importantes. Estas condições suscitam a necessidade de ser conhecido o padrão térmico de um edifício, ao longo de cada dia e ao longo do ano, de forma a poder identificar zonas vulneráveis a stress térmico.
  É importante também conhecer o ambiente térmico nas salas de aulas em ambiente escolar, numa perspectiva de ensino e aprendizagem.
  O calor excessivo nos ambientes proporciona cansaço e sonolência e reduzem a prontidão de respostas e aumenta a tendência de falhas.









  Radiações

  São formas de energia que se transmitem por ondas eletromagnéticas. A absorção das radiações pelo organismo é responsável pelo aparecimento de diversas lesões.
Podem ser classificadas em dois grupos:
  Radiações ionizantes - Os operadores de raios-X e radioterapia estão frequentemente expostos a esse tipo de radiação, que pode afetar o organismo ou se manifestar nos descendentes das pessoas expostas.
  Radiações não ionizantes - São radiações não ionizantes a radiação infravermelha,  radiação ultravioleta como a gerada por operações em solda elétrica, ou ainda raios laser, microondas, etc.

  Seus efeitos são perturbações visuais (conjuntivites, cataratas), queimaduras, lesões na pele, etc.

Para que haja o controle da ação das radiações para o trabalhador é preciso que se tome:
Medidas de proteção coletiva: isolamento da fonte de radiação (ex: biombo protetor para operação em solda), enclausuramento da fonte de radiação (ex: pisos e paredes revestidas de chumbo em salas de raio-x).
Medidas de proteção individual: fornecimento de EPI adequado ao risco (ex: avental, luva, perneira e mangote de raspa para soldador, óculos para operadores de forno).
-  Medida administrativa: (ex: raio-x).

Medida médica: exames periódicos.






Ruído

  O ruído é um som indesejado, cuja intensidade é medida em decibéis (dB).
  As máquinas e equipamentos utilizados pelas empresas produzem ruídos que podem atingir níveis excessivos, podendo a curto, médio e longo prazo provocar sérios prejuízos à saúde. Dependendo do tempo de exposição, nível sonoro e da sensibilidade individual, as alterações danosas poderão manifestar-se imediatamente ou gradualmente.
  Quanto maior o nível de ruído, menor deverá ser o tempo de exposição ocupacional.
    O ruído age diretamente sobre o sistema nervoso, ocasionando:
   -  fadiga nervosa;
   -  alterações mentais: perda de memória, irritabilidade, dificuldade em coordenar ideias;
   -  hipertensão;
   -  modificação do ritmo cardíaco;
   -  modificação do calibre dos vasos sanguíneos;
   -  modificação do ritmo respiratório;
   - perturbações gastrointestinais;
   -  diminuição da visão noturna;
  -  dificuldade na percepção de cores.








Visão e Iluminação

A  iluminação no local de trabalho são adequados contribui para um melhor desempenho, aumenta o rendimento no trabalho, a produtividade e a satisfação no local de trabalho, e contribui para a redução dos riscos, quer para a ocorrência de acidentes de trabalho, quer para a saúde dos colaboradores.




Adicionar legenda

Sem comentários:

Enviar um comentário